DENGUE

DENGUE

Casos de dengue neste ano se aproximam do total registrado em 2011

 
 

Foto: Mary Juruna Um mês após a confirmação da chegada do vírus tipo 4 da dengue em Mato Grosso, o Estado passa por uma verdadeira epidemia da doença. Somente na última semana, foram registrados 2.030 novos casos.

Nos três primeiros meses do ano foram notificados 9.571 casos da doença, um aumento de 117% quando comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 4.049 casos de dengue.

Para se ter noção do número excessivo de casos, basta compará-lo com o total registrado em 2011, quando foram totalizadas 10.088 notificações durante todo o ano. Em apenas três meses de 2012, o número já se aproxima do total do ano anterior.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) chegou admitir que o combate da doença esteja fora de controle. O reflexo disto pode ser percebido nos hospitais da Cuiabá, por exemplo. Segundo informações do pediatra Dr. Salim Joandat, que atende numa clínica particular da Capital, na última semana, de cada dez crianças atendidas na unidade, oito foram atestadas com dengue.

De acordo com dados das Vigilância Epidemiológica dos Agravos Endêmicos, das quase mil notificações registradas até o momento, 27 são casos graves. Quatro mortes já foram confirmadas e duas estão em investigação.

DEN 4

Uma das explicações = para o aumento excessivo nos casos de dengue, é a chegada do vírus tipo 4 em Mato Grosso – que circula em alguns municípios do Estado desde de fevereiro. Segundo a SES, todas as pessoas que já contraíram outros tipos da doença ficam novamente suscetíveis a adquirir o vírus tipo 4.

Este novo tipo viral já foi identificado em Cuiabá, Várzea Grande, Nobres e Diamantino. No entanto, segundo informações da SES existe uma grande possibilidade de que o vírus esteja circulando também nos municípios de Sinop, Sorriso e Colíder, por exemplo.